Quero iniciar essa postagem com uma pergunta: Sabe porque temos medo de entregar o controle da nossa vida para Deus? Já parou para pensar que por diversas vezes declaramos que a nossa vida é Dele, e que entregamos tudo em suas mãos, mas na maioria das vezes não funciona?!
Repare que em uma sala de estar, que possui um aparelho de televisão ligado, e com várias pessoas assistindo, o "bom da boca" é aquele que está com o controle do aparelho na mão. E que por mais que os demais possam opinar sobre aquele aparelho, programação, volume, configurações e outros, aquele que está com o controle em mãos, te o poder de tomar a decisão, portanto é dele a palavra e a decisão final.
Repare também que nosso quarto, por mais que esteja bagunçado, ou desorganizado, sujo, com poeiras, nós o conhecemos, e nos adaptamos aquela situação, e logo acostumamos. Sabemos exatamente onde está cada coisa. Dominamos aquele ambiente, temos "controle". E quando nossa mãe, ou alguém o arruma, coloca tudo em ordem, organizado e limpo. Troca os móveis de lugar, tira as sujeiras e poeiras, logo reclamamos, mesmo que aparentemente esteja bonito, não ficamos nada satisfeitos, ou contentes, porque "perdemos o controle", e agora, não sabemos onde estão as coisas, e teremos que adaptar "uma nova vida em nosso quarto arrumado".
"GALAU", é a chave, a resposta para aquela primeira pergunta. Temos medo de entregar nossas vidas por completo, por não confiarmos totalmente em Deus. Galau, é de origem hebraico, e é uma expressão usada com Camelos (animal) que carregam bagagens, malas, objetos, pessoas, e ao encontrarem um poço, param, ajoelham-se e deixam com que todas aquelas coisas caiam de seus ombros.
Provérbios 16:3 "Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos."
Você confia no SENHOR a ponto de deixar suas bagagens nas mãos Dele? A ponto de "entregar o controle a Ele". É uma tarefa difícil, porque primeiro, entregar o controle, significa dar a Ele o direito de governo sobre o aparelho (sobre nossas vidas) e que por mais que ainda iremos opinar sobre nossas escolhas, atitudes, a resposta será Dele! Provérbios 16:1 "Do homem são as preparações do coração, mas do Senhor, a resposta da boca" Afinal, o controle está em Suas mãos, e assim Ele poderá mudar os canais, abaixar ou mutar o volume, desligar e ligar quando quiser.
E segundo, porque Ele terá o direito e entrar em nosso quarto (vida) quando quiser, e arrumar toda a bagunça, mudar tudo de lugar, os móveis (pensamentos), objetos (atitudes), tirar todo lixo (pecado), poeiras (vícios, coisas que gostamos), e deixará tudo organizado. Adaptar a essa nova organização é difícil, é um processo doloroso.
Talvez confiar em Deus, a ponto de entregar todo o controle de nossas vidas a Ele seja a escolha mais difícil de nossas vidas, e certamente a melhor decisão de nossas vidas. Não é de um dia para outro, mas um processo. Tudo que Deus quer de nós nesse exato momento, é que possamos abrir o nosso coração a Ele. E nesse instante eu te faço um convite ousado, que requer decisão e atitude: Abra seu coração para Deus nesse exato momento, não pense duas vezes, não demore a pensar, seja ousado, e descarregue diante Dele as suas bagagens (religiosidade, medo, incerteza, dúvidas, inteligência, mentalidade, pensamentos, todo o seu "EU"). Talvez você tenha grandes sonhos, grandes projetos, talvez já tenha traçado tudo o que irá fazer em sua vida, e isso é ótimo, contudo, Deus quer te conduzir segundo a vontade Dele. Deixa o SENHOR te conduzir. Lembre-se do que está escrito em Isaías 55:9 "Assim como o céu está muito acima da terra, assim os meus pensamentos e as minhas ações estão muito acima dos seus."
Espero que Deus tenha falado grandemente ao seu coração!
Forte abraço,
Lipe augusto.