Quem nunca desejou ter uma máquina do tempo, para usar sempre que alguma situação que parecia boa acabasse em algo ruim, e então poder voltar ao tempo e fazer o certo? Quem nunca tomou decisões precipitadas, falou algo que não deveria, agiu sem pensar, e com as consequências, não desejou uma chance, uma segunda chance para contornar toda aquela situação?!
Somos tão seguros de nossas atitudes, das nossas escolhas. Somos tão independentes, estamos tão convencidos achamos que ao atingirmos a maior idade seremos responsáveis por "nosso viver" que esquecemos o quão limitados nós somos, do quão mutável é o ser humano. Esquecemos o quão dependentes somos do PAI.
Sabe, nossa ótica é limitada. Nós podemos ver o passado, podemos nos lembrar e citá-lo, conhecemos o presente e o mesmo é visível para nós. Porém, não sabemos nada sobre o futuro, não podemos o ver, o máximo que podemos é deduzi-lo, entretanto, na maioria das vezes nos frustramos com os resultados de ações que pareciam até boas no instante em que foram realizadas, mas que trouxeram um futuro, às vezes nem tão distante, um futuro ruim. Provérbios 16 vai nos falar muito a respeito desse assunto, e um dos versículos que eu destaco nessa postagem é:
Na maioria das vezes que algo dá errado no futuro, não foi de más intenções no passado/presente, em maioria, são atitudes de boas intenções, porém é como diz o versículo, "podem acabar levando a morte". Justamente porque nossa ótica está focada no agora, no presente, e aparentemente, não está vendo nada de errado, e é normal do ser humano, ser mais otimista com suas atitudes, e não ver a margem de erros por trás de cada uma delas."Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte." [Provérbios 16:25]
Deus, ao contrário de nós, é imutável (não pode ser mudado como nós), e com sua ótica ilimitada, é conhecedor do futuro. Ele sabe o que cada atitude no presente vai causar de impacto positivo ou negativo, a curto, médio e longo prazo. E Salomão, inspirado por essa sabedoria de Deus, nos traz a resposta pra que as consequências de nossos atos sejam todas positivas, vejamos:
Precisamos entregar a Deus as nossas vontades, e "renovar a nossa mente em Deus", bem sei eu que essa é uma tarefa difícil, mas é necessária para que possamos viver a "boa, agradável e perfeita vontade do PAI"."Consagra ao SENHOR todas as tuas obras e os teus planos serão bem-sucedidos." [Provérbios 16:3]
Precisamos a cada dia alinhar nossas vontades as vontades de Deus, por que na maior parte do tempo queremos que isso seja ao contrário, que Deus alinhe as vontades dele as nossas, e isso não acontece! Quanto mais nos alinhamos a vontade Deus, menos nos decepcionamos em viver as consequências de nossas vontades.
Imagem original retirada do site: http://www.geracaojovem.com/ edição e montagem: Lipe augusto. |
Forte abraço, Lipe augusto.